Como O Divã Ganhou Uma Diva

Como O Divã Ganhou Uma Diva

O Divã é Um Bom Lugar Para Estar

No Divã, o analista nos leva a entender a relação entre nossos desejos inconscientes e sentimentos e comportamentos.

divã

A psicanálise nos ajuda a elaborar e transformar questões internas que nos causam sofrimento.

No meu caso, minha queixa era que eu me sentia estagnada numa situação que me limitava e isso me causava um tremendo desconforto.

Com essa queixa, então, fui parar no Divã!

Eu já tinha buscado diferentes linhas de terapia, mas, sentia que poderia ir mais além, até que encontrei a Psicanálise.

Com o andar das sessões, fui me dando conta de que o meu mal estar era responsabilidade minha, não dos outros, e nem mesmo das circunstâncias, como é comum a gente pensar.

Com isso em mente, eu sabia que teria uma caminhada longa e árdua pela frente e, que para isso eu precisaria de muita coragem.

Me senti desafiada, mas também encorajada, pelo meu psicanalista, a embarcar nesta viagem em busca de um “continente” que parecia perdido.

Precisava me resgatar do fundo do meu próprio ser.  Desde então, estou navegando a céu aberto, sem nenhuma previsão de onde e quando vou chegar. O que me faz lembrar de um trecho de Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa:

“Natureza da gente não cabe em nenhuma certeza. O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.

Então, com o pé na estrada, comecei a caminhar. Deparei-me com belas paisagens, inacessíveis à primeira vista.

Me deparei com icebergs, que quando avistados, já era tarde para me desviar da sua rota. Atravessei tempestades em pleno mar aberto, com ondas gigantescas prestes a me engolir.

Enfim, sobrevivi!! E, como uma espécie de recompensa fui, muitas vezes, contemplada com dias ensolarados e noites tranquilas. Então, o Divã ganhou uma Diva!

Assim, minha história com a psicanálise foi acontecendo. O desenrolar das sessões é tão impactante e revelador, que acredito ser valioso compartilhar as experiências desta “viagem”. Meu passaporte continua sendo recheado de novas empreitadas.

Um pouco de fantasia e ficção me ajuda a ter coragem para revelações, muitas vezes, perturbadoras.

Fica aqui, um convite para você fazer a sua mala e vir comigo para uma longa e empolgante viagem em busca do Ser!

Vambora?

psicanálise no diva

Envie seu comentário